Qual a importância da Experiência do Usuário para o seu site?

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Qual a importância da Experiência do Usuário para o seu site?

Usado por agências de marketing digital para pensar o melhor resultado para o visitante de uma página, a Experiência do Usuário é a estratégia usada para este fim.

 

Também conhecido por UX Design, o conceito por trás disso nasceu nos Estados Unidos nos anos 1990 pelo professor Donald Norman da Apple.

 

Ele quis trazer uma forma mais objetiva para o setor de pesquisa em tecnologia, em vez de focar apenas no resultado e/ou metas mercadológicas. Assim, Norman decidiu que a interação humana guiaria o grupo.

 

Mas, a Experiência do Usuário vai muito além disso e nós trouxemos este artigo para você compreender a importância do UX Design para o seu site.

 

Acompanhe!

 

Aqui você encontra:

  • O que é experiência de usuário?
  • Por que a Experiência do Usuário é importante?
  • Dicas de como aplicar a Experiência do Usuário no seu site
  • Como a Alta Performance pode te ajudar na Experiência do Usuário?

 

O que é experiência de usuário?

 

Quem tem um negócio sabe que, para conseguir fazer um cliente comprar ou fechar uma prestação de serviço, é um longo caminho, não é verdade?

 

E a estratégia da Experiência de Usuário — também conhecido por UX Design — ajuda nisso. Mas, afinal… o que é a Experiência de Usuário?

 

Resumidamente, são todas as pontas de contato de um cliente com a marca, ou seja, o seu negócio. E isso vale desde a uma peça de marketing qualquer ou um produto e/ou serviço. Para não restar dúvidas, a Experiência de Usuário é o percurso de uma pessoa ao ter contato com a marca, e isso engloba, também, a parte emocional dela.

 

Se trouxermos isso ao exemplo de um e-commerce, no ambiente virtual — portanto, não física —, queremos fazer com que o potencial cliente se sinta à vontade, como se estivéssemos oferecendo um cafezinho para ele sair satisfeito com um bom atendimento.

 

Quando um visitante acessa o seu site e fica satisfeito com a experiência, as chances de ele voltar à página, efetivar uma ou mais conversões e ainda indicar a empresa para seus colegas aumentam bastante.

 

Para você entender de maneira bem básica, trouxemos 4 pilares da experiência do usuário:

 

1- Usabilidade: o site deve ser simples de navegar;

2- Utilidade: o conteúdo precisa ser útil, além de estar à disposição do usuário;

3- Acessibilidade: o acesso ao material deve ser facilitado;

4- Funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.

 

Por que a Experiência do Usuário é importante?

 

No site do seu negócio, a pesquisa sobre o comportamento do consumo pode ajudar a desenvolver uma plataforma adequada às necessidades da empresa e, principalmente, a do cliente.

 

É aí que o profissional UX design de uma agência toma a decisão do projeto com base no melhor resultado para o cliente.

 

Para facilitar a compreensão dos objetivos do UX design, a interação humana é o que guia os objetivos, em vez de pensar apenas nos resultados tecnológicos ou em metas puramente mercadológicas.

 

Dicas de como aplicar a Experiência do Usuário no seu site

 

Existem alguns conceitos que devem ser respeitados para criar um site adequado às estratégias digitais da empresa. Em primeiro lugar, ele deve contribuir com o fortalecimento da marca. Por isso, não pode ter um tema genérico ou que “imite” diretamente um concorrente.

 

A originalidade é importante para transmitir credibilidade à empresa — algo fundamental para e-commerces, por exemplo. Já que mostrar personalidade traz um aspecto de autoridade entre outros negócios do setor.

 

Agora, nós vamos te dar 3 dicas de como aplicar a Experiência do Usuário no seu site, veja:

 

1- Desempenho: pensar na Experiência do Usuário é entender todo o ciclo de navegação do visitante do seu site. Fazer com que o site carregue rápido, por exemplo, deve ser levado em conta.

 

2- Legibilidade: sabe antigamente que os sites tinham brilhos, gifs e muitas cores? Pois é, hoje em dia isso está ultrapassado. Por isso, é importante pensar na legibilidade que correspondam à sua marca.

 

3- Conteúdo: é claro que o conteúdo não poderia passar despercebido nessas dicas. Investir em qualidade fará com o que os visitantes não se sintam insatisfeito com e desconfiados com o seu negócio. Pense sempre em boa qualidade de fotos, artigos e descrições de produtos para garantir uma boa Experiência de Usuário.

 

Como a Alta Performance pode te ajudar na Experiência do Usuário?

 

Agora que você sabe mais sobre a importância da Experiência do Usuário, você vai querer correr e buscar um lugar de confiança, com uma equipe qualificada para implementar no seu negócio, não é mesmo?

 

Aqui na Alta Performance nós temos tudo isso e a garantia de um bom serviço. Entre em contato conosco para saber mais!

 

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