fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Sites em WordPress: tudo o que você precisa saber

Falar de criação e hospedagem de sites e não falar em WordPress é praticamente impossível.

E se você nunca ouviu esse nome ou já ouviu, mas não faz ideia do que seja esse post é para você!

Já falamos aqui sobre a criação de sites personalizados, mas dessa vez vamos focar exclusivamente na criação de sites em WordPress e tudo o que você precisa saber para aderir de vez a essa plataforma!

O que é o WordPress?

O WordPress é um Contente Management System (CMS) que em português quer dizer Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Em termos menos técnicos, ele é um sistema que administra sites, blogs, lojas virtuais e afins, cujo objetivo é facilitar a criação e edição de conteúdo dentro de alguns destes.

A ideia é que qualquer pessoa que tem uma loja virtual ou qualquer outro projeto consiga desenvolver sites e blogs profissionais e consiga gerenciá-los, fazer modificações etc., sem precisar fazer um curso de programação antes.

E está bastante enganado quem pensa criar sites em WordPress é a opção escolhida apenas por pessoas que têm pequenos projetos. Alguns dos maiores sites do mundo estão utilizam a plataforma, como, por exemplo, o jornal americano The New York Times e a gravadora Sony Music Entertainment.

Quais as vantagens de criar um site em WordPress?

Já citamos uma no tópico anterior: não é necessário entender de linguagem de programação para desenvolver um site em WordPress. Então, não se preocupe! Não vai ser necessário fazer um curso!

Isso porque o WordPress é um sistema de código aberto e é isso que permite que qualquer pessoa possa modificar um site sem muitas complicações.

A instalação é bem simples e rápida, ou seja, não serão necessárias horas e horas para começar a usar o seu site. Essa facilidade e rapidez também se estende às atualizações, que podem ser até mais rápidas que a primeira instalação. Outra vantagem do sistema é a possibilidade de mexer na aparência do site sem que mexer também nos conteúdos que já estão nele. Ou seja, mudar o layout, não vai prejudicar nada que já esteja.

A vantagem que, talvez, mais chame a atenção é que o site dá para ser gerenciado de qualquer dispositivo móvel apenas baixando o aplicativo de que o WordPress disponibiliza nas lojas de Android e IOS.

Quem sabe não são essas e outras tantas vantagens (que não caberiam todas nesse post) que transformem o WordPress no CMS mais usado no mundo.

Como criar um site em WordPress?

Antes de explicar como funciona a criação de sites no WordPress, é importante falar que o sistema tem duas versões disponíveis: o WordPress.org e o WordPress.com. Para usar o primeiro, é preciso que você já tenha um domínio e uma hospedagem para o seu site.

Já citamos no primeiro tópico que o WordPress é um sistema de código aberto, ou seja, é possível utilizar todos os recursos disponíveis. Já o WordPress.com é um serviço de hospedagem de sites gratuito. No entanto, apresenta algumas limitações como não ser possível personalizar o seu site e monetizá-lo.

Qual versão é a escolha?

Bom, tudo vai depender do seu objetivo. Se você tem um e-commerce ou um site grande, será o WordPress.org é o que melhor vai atender as suas necessidades. Agora, se você quiser algo mais pessoal, sem muita preocupação com monetização, o WordPress.com pode ser a escolha certa.

Agora vamos ao que interessa: como criar um site em WordPress?

Se você optou por usar o WordPress.org, o primeiro passo é, obviamente, fazer a instalação. Você pode instalar manualmente ou fazer a instalação automática do sistema e se você não está muito acostumado com as ações que envolve a instalação de um CMS, o melhor caminho é a instalação automática.

Ah! Importante lembrar que a instalação do WordPress.org pede por um servidor baseado em Linux, porque os servidores da Microsoft acabam limitando o uso da plataforma.

Agora, se a sua opção foi pelo WordPress.com a coisa toda vai ser um pouco mais simples. Você vai precisar acessar o site do WordPress.com e fazer todas as escolhas: layout, tema, dar um nome para o site e escolher um dos planos que o WordPress oferece.

Lembra que nós falamos lá no começo que o objetivo do WordPress é simplificar? Então! Viu como é simples?

Mas, por que criar um site em WordPress?

Se tudo o que falamos nos tópicos anteriores ainda não te convenceu, aqui vão mais alguns bons motivos.

O WordPress tem tudo o que você precisa em site, em todos os aspectos, sejam visuais, de estrutura ou suporte. Ele também uma excelente usabilidade, o que, como falamos em outros posts, é essencial para a boa experiência do usuário com o seu site. Além de oferecer o mais importante: segurança! O WordPress conta com atualizações e plugins criados especificamente para proteger as informações disponibilizados.

Lembra que falamos lá no começo que sites bem grandes e famosos já aderiram ao WordPress? Nenhum deles teria feito essa escolha se seus dados sigilosos ficassem armazenados numa plataforma vulnerável e sequer escolheria uma plataforma que oferecesse experiência para frequenta seus sites e blogs diariamente.

E se mesmo depois de saber o quão fácil e simples é para criar um site em WordPress, você ainda precisar de uma mãozinha, pode contar com o suporte da Alta Performance para te ajudar nesse desafio de criar o melhor site para qual seja o seu projeto ou negócio!

Acesse: https://altaperformanceweb.com.br/desenvolvimento-sites-lojas-virtuais/

Deixe um comentário

entre em contato
com a gente.

City Offices – Sala 223
SIG Lotes 420, 430 e 440, EPIG, Brasília – DF
Tel: (61) 9912-3045
[email protected]

©2020 Alta Performance. Todos os direitos reservados.

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA DO ALUNO

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA ADMINISTRATIVA

Open chat