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Estudando o mercado: como fazer a análise da concorrência?

Fazer a análise da concorrência é de suma importância, seja para quem está começando agora ou para quem já tem um negócio consolidado. Além de ser uma prática bem comum no mercado.

Se você não sabe por que é tão importante para os negócios fazer a análise da concorrência ou não sabe como fazer, vem com a gente que vamos te ensinar a aprender com a concorrência para trazer ainda mais sucesso para o seu negócio.

Por que ficar de olho na concorrência?

Não é raridade encontrar pessoas que se perguntam fazer a análise da concorrência é correto. Se você é uma dessas pessoas, saiba que apesar de soar como trapaça ou antiético, não tem nada de errado em analisar o trabalho dos seus concorrentes.

Quando falamos de mercado digital ou presencial, estamos falando de uma competição constante para sempre oferecer o melhor para os clientes e isso só é possível quando se tem consciência do cenário de mercado, ou seja a sua posição no ramo de negócio, como os concorrentes estão trabalhando, o que estão oferecendo. Só tendo essas informações em mãos que é possível oferecer diferenciais, apresentar novidades e entender quais ações e estratégias que estão dando certo para a concorrência também dariam certo para o seu tipo de negócio.

Então, não sinta que está fazendo algo de errado quando precisar dar aquela espiadinha nos seus concorrentes. Essa estratégia de ficar de olho na concorrência é necessária e muito incentivada por grandes autores e empresários.

Como analisar a concorrência?

Já deixamos claro que o objetivo de fazer a tal análise da concorrência é aprender com ela estratégias para trazer melhorias para o seu negócio. Mas como fazer essa análise?

Você precisa de um olhar minucioso sobre a marca ou empresa que está analisando e pode fazer isso de diferentes formas.

É possível analisar a concorrência observando o mercado que ela atende, por exemplo. O que os consumidores acham de tal marca/empresa? Eles estão satisfeitos? Há algo que mudariam?

Esse método, que se chama pesquisa de mercado, pode trazer informações importantes que vão servir de guia para inovar com o seu negócio.

Da mesma forma, é importante entender como a concorrência se comporta no meio digital. Conheça os sites da concorrência, a forma como os produtos estão sendo apresentados, a linguagem que está sendo usada para se comunicar com os clientes. Também esteja atento as redes sociais: seguidores, frequência, engajamento.

Também não se pode deixar de prestar atenção na imprensa, que pode dar uma visão geral no dia a dia da concorrência. Prestar atenção nas estratégias de publicidade, os veículos de comunicação que são usados para fazer anúncios, se há investimentos em mídia e etc.

Uma ferramenta que é imprescindível nessa análise da concorrência é o SEO (Search Engine Optimization), que se trata de técnicas e estratégias que as empresas usam para melhorar sua posição em mecanismos de buscas como o Google, por exemplo. O SEO ajuda você a entender as palavras-chave que seus concorrentes estão usando e o quanto elas são pesquisadas. Assim, você consegue ter uma visão geral do que fazer para conseguir ultrapassá-los e melhorar o posicionamento da sua empresa ou marca na internet.

Numa era em que a internet abriga quase tudo que precisamos, sabemos a importância de se encontrar na primeira página aquilo que procuramos, não é mesmo?

 

Agora que você já sabe por que manter os olhos abertos na concorrência e sabe como fazer a análise dela, pode começar agora mesmo a aprender com ela e investir nas técnicas e ferramentas certas para trazer mais sucesso para o seu negócio!

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