fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Sites: Registro da URL

Nos dias de hoje, não ter presença online é o mesmo que perder espaço no mercado, que, atualmente, está muito mais concentrado na internet, e perder dinheiro. Embora, muitas pessoas e empresas saibam o quão importante é ter um site para o seu negócio ou para sua empresa, a parte técnica, que engloba registrar um domínio, acaba se tornando um obstáculo. Sem o registro do domínio, as pessoas jamais chegarão até o seu site.

Ao contrário do que as pessoas que nunca tiveram um site pensam, registrar um domínio é uma tarefa bem simples e é disso que esta publicação vai tratar.

Vamos te ensinar o que é um domínio, a diferença entre domínio e hospedagem, como escolher o melhor domínio para o seu site e te ensinar direitinho a como registrar o seu.

Vamos com a gente?

Para começar: o que é um domínio?

Um domínio não é nada menos do que a sua identificação ou a identificação da sua empresa na internet. Em síntese, ele pode ser definido como o “nome” do seu site. É exatamente aquele endereço que aparece quando abrimos um determinado site.

O domínio é formado pelo nome e por uma extensão, que pode ser “.com”,.”com.br”, “.org”, “.net”, “.info”, “.edu”, etc. As extensões “.com” e “.com.br” estão entre as mais conhecidas e usadas.

Um domínio também está ligado a um endereço de IP (Internet Protocol) que são sequências numéricas que identificam cada computador conectado à internet, inclusive o servidor em que seu site está hospedado. O uso de um domínio se torna necessário porque é muito complicado memorizar um número de IP.

Qual a diferença entre o domínio e a hospedagem?

Anteriormente, deixamos claro que o domínio é o “nome” da sua empresa na internet. Agora, a hospedagem é como se fosse o local virtual onde o seu negócio vai funcionar.

Assim como, no mundo físico não adianta ter um CNPJ e uma marca e não ter um endereço físico, na internet não adianta ter um domínio registrado e não ter um local para hospedar o seu site.

Quando você registrar um domínio, tem aquele endereço garantido por um ano. É aqui que a hospedagem tem o seu papel: tudo o que tiver relacionado o seu website (como arquivos, por exemplo) ficarão salvos em um servidor, ou seja, um computador preparado para isso. Dessa forma, seu negócio fica acessível na internet para qualquer pessoa e a qualquer hora. Basta apenas digitar o endereço para acessá-lo.

Dá para adquirir o serviço de hospedagem junto com o registro do domínio ou de forma separada. A escolha fica a seu critério.

Como registrar um domínio?

A primeira coisa a se fazer antes de registrar um domínio é pensar no nome e existem algumas dicas para você fazer essa escolha.

Seu domínio precisa ser fácil de pronunciar e ser o mais curto possível, porque quanto menor, mais fácil para ler e memorizar. O seu domínio também precisa ser original e facilmente associado ao seu negócio. Então, coloque a criatividade para funcionar!

A extensão, aquelas que citamos lá em cima, que você escolher, precisa fazer sentido para o seu negócio. Se você trabalha com roupas, não faz sentido a sua extensão ser “.edu”, não é mesmo? Ou se a sua empresa é de alimentos, usar a extensão “.org”. Como já falamos aqui, as mais utilizadas são “.com” e “.com.br”

Agora, hora de ir ao que interessa: como registrar um domínio?

Primeiramente, é preciso verificar se o endereço que você escolheu está disponível. Para fazer isso, você pode acessar o Registro.br. Ele vai te mostrar se o endereço que você escolheu está disponível e dar sugestões caso não esteja.

O endereço está disponível? Hora de se cadastrar no serviço de domínio. Você coloca os seus dados pessoais e cria uma conta. Logo depois, você poderá fazer o registro do seu domínio. Essa etapa é semelhante à de se cadastrar no serviço de registro. Contudo, você vai ter que informar o CNPJ do seu negócio, endereço e telefones. Também vai ser preciso informar o DNS do servidor onde você hospedou o seu site.

Posteriormente, você precisa fazer o pagamento do serviço de domínio. Os valos costumam ser anuais, ou seja, você paga um valor específico por ano para manter o seu site funcionando. Você também pode escolher contratar um redirecionador de e-mail, para ter um endereço de e-mail com o nome da sua empresa.

O processo de pagamento foi confirmado? Pronto! Já pode começar a usar o seu site!

Se precisar de uma mãozinha nesse processo de criação de sites e registro, conte com a equipe de especialistas da Alta Performance!

Deixe um comentário

entre em contato
com a gente.

City Offices – Sala 223
SIG Lotes 420, 430 e 440, EPIG, Brasília – DF
Tel: (61) 9912-3045
[email protected]

©2020 Alta Performance. Todos os direitos reservados.

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA DO ALUNO

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA ADMINISTRATIVA

Open chat