fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Cursos online e Infoprodutos: Como produzir seu produto digital!

Cursos online e infoprodutos trazem transformações, inspirações para o sucesso e conhecimentos de vários assuntos. A internet abriu espaço para que o conhecimento seja transmitido sem barreiras, com velocidade e muito mais facilidade. O melhor de tudo isso é que você pode acessar e buscar conhecer ou aprender sobre o que você quiser. 

Sabendo disso, Alta Performance resolveu trazer pontos que devem ser levados em conta por você que deseja criar um produto digital com qualidade e vazão no mercado. 

Para começar: O que são infoprodutos? 

Infoprodutos são produtos de informação distribuídos digitalmente, de forma paga ou gratuita. Atualmente, esse é um tema que tem interessado bastante, principalmente, pelas oportunidades que o mercado digital oferece a quem tem conteúdo para compartilhar. Eles podem ser e-books, screencastsaudiobooks, podcasts, cursos online, etc.  

Para resumir, tudo aquilo que você compra online e recebe digitalmente pode ser chamado de infoproduto 

Afinal, o que são cursos online 

Agora que você já sabe o que são infoprodutos, podemos voltar para o foco principal deste post: cursos online. Como citado acima, cursos online também fazem parte dos infoprodutos. Isso porque são vendidos e distribuídos digitalmente. 

É possível encontrar desde cursos online técnicos sobre diversos assuntos até cursos metodológicos, que ensinam uma certa habilidade e como aplicá-la para melhorar o seu modo de viver. A distribuição destes cursos é feita de forma gratuita ou paga assim como qualquer produto.  A qualidade também pode variar  independente da sua forma de distribuição ou como é produzido, seja de forma amadora ou profissional.  

O que há de tão vantajoso nos Cursos Online e Infoprodutos? 

As vantagens apresentadas pelos cursos online são inúmeras, principalmente pela sua flexibilidade! 

Cursos online podem ser realizados na hora, no lugar e quando o aluno preferir. Eles se encaixam na rotina de quem os realiza. Sem contar que, diferentemente do que acontece nos cursos presenciais, os conteúdos ficam disponíveis para serem acessados na hora que o aluno quiser.  

E as vantagens não se restringem a quem está realizando o curso. Enquanto, uma instituição de ensino só consegue alcançar aquele determinado número de pessoas presentes, a internet dá a oportunidade de que um conteúdo alcance incontáveis números de pessoas sem precisar ter que refazer os conteúdos repetidas vezes.  

Com a internet e os dispositivos móveis cada vez mais populares no mundo, as pessoas começaram a ver nos cursos online a possibilidade de aprender e desenvolver novas habilidades de onde quiser e ao alcance das suas mãos. Assim como, empreendedores, professores e produtores de conteúdo viram no mundo digital um canal eficiente para ensinar, treinar, entreter e passar informações ao seu público. 

Como produzir um curso online? 

Se você está pensando em produzir um curso online e acha que é extremamente complicado, está muito enganado. 

Acredite se quiser, mas é possível produzir um curso usando apenas uma câmera, até mesmo a do celular, e um dispositivo conectado a internet.  Porém, antes de sair gravando aulas e disponibilizando em plataformas digitais como o YouTube, por exemplo, saiba que existem alguns passos que qualquer um – profissional ou não – precisa seguir antes de criar o seu próprio curso.  

Primeiro, é importante lembrar que você não precisa ser de fato um professor para gravar aulas. Lembra que no começo falamos que um curso online é um dos infoprodutos que vende ou distribui de forma gratuita o ensino de alguma habilidade? Se você é especialista em alguma coisa e tem certeza de que pode passar esse conhecimento para outras pessoas, perfeito! Você pode transformar o seu conhecimento em um infoproduto!  

Como devo organizar meu Curso?

Agora, voltando ao enfoque principal desse tópico: o primeiro passo antes de gravar sua primeira aula é definir um público, que tipo de pessoas você quer atrair com seu conteúdo. Nesse ponto, é importante criar o perfil da pessoa que se interessaria pelo seu curso e teria mais chances de realizá-lo.  

Feito isso é hora de realizar o planejamento como um todo. Definir quais conteúdos serão abordados, como serão divididos, qual será a duração de cada aula, etc. O planejamento é a parte mais importante de todo o processo, porque é aqui que tudo é definido, incluindo os custos e os investimentos necessários.  

Com o planejamento feito, é hora de escolher em qual plataforma seu curso será hospedado. A escolha deve ser por aquela que ofereça fácil acesso e as melhores ferramentas e funcionalidades necessárias para você disponibilizar os vídeos para os seus alunos.  

Dados esses passos, finalmente chegou a hora de criar, gravar e editar os seus conteúdos! Como já dito, não é preciso de muito para produzir um curso online, basta uma câmera ou um celular, um dispositivo conectado à internet e um programa para editar conteúdo, que podem ser encontrados de forma gratuita na internet.  

Mas que tal uma produção profissional? 

Apesar de ser possível produzir cursos sozinho – e o resultado alcançando ser muito bom! – não podemos deixar de falar dos “bônus” de uma produção profissional.  

Quando você tem a oportunidade de produzir os seus cursos com profissionais. Você traz ao seu público a possibilidade de acessar um outro formato de Curso. É um mergulho na qualidade e interatividade.   

Nas produções profissionais os cursos são feitos utilizando diversas ferramentas e recursos tecnológicos. São utilizadas câmeras de alta definição e iluminação para uma imagem mais nítida, som de qualidade para uma experiência sonora imersiva, efeitos visuais como o Chroma Key, que permite inserir fundos diferentes na gravação, telas digitais como a Wacom, que permite que você interaja com o material que produziu.  

Esses cursos bem produzidos geralmente são inseridos em plataformas de cursos online modernas que garantem ao infoproduto uma maior confiabilidade. Sem falar em toda a interatividade com os alunos. Uma plataforma digital exclusiva possibilita aos alunos o acesso a fóruns de discussão, realização de testes e simulados e a possibilidade de acompanhar como está o seu desenvolvimento de cada um, se o seu curso está atingindo o objetivo que você queria.  

Se as pessoas estão cada vez mais dispostas a investir para aprender online, por que não investir em produções que trazem mais possibilidades e ferramentas interativas na produção desse conteúdo?  

 

Estúdio Curso Online e Infoprodutos

Deixe um comentário

entre em contato
com a gente.

City Offices – Sala 223
SIG Lotes 420, 430 e 440, EPIG, Brasília – DF
Tel: (61) 9912-3045
[email protected]

©2020 Alta Performance. Todos os direitos reservados.

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA DO ALUNO

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA ADMINISTRATIVA

Open chat