Por que devo definir a persona do meu negócio e e-commerce?

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Por que devo definir a persona do meu negócio e e-commerce?

Para saber qual o perfil do público que compra e acompanha o seu negócio é um trabalho árduo de muita pesquisa e estudo.

 

Sem arriscar em achismo e crenças rasas, não tem como fugir: venda é relacionamento, é arregaçar as mangas para analisar dados e mais dados e saber o tipo de pessoa que está comprando ou adquirindo o seu serviço.

 

Pensando nisso, uma das estratégias usadas pelo marketing é criar persona. Você já ouviu falar nisso? Não?!

 

Então, acompanhe este artigo para você ver a importância que uma persona tem para o seu negócio e, consequentemente, para o seu e-commerce!

 

Aqui você encontra:

  • Definição: o que é persona?
  • Diferença entre persona e público-alvo
  • Como fazer uma persona?
  • A importância de uma persona para o seu e-commerce
  • A Alta Performance pode te ajudar a criar uma persona!

 

Definição: o que é persona?

 

Em poucas palavras, persona é um personagem fictício criado para entender melhor quem é o tipo de cliente do seu negócio. A persona é baseada em dados e comportamentos da vida real, ou seja, que representa o cliente ideal de uma marca ou empresa.

 

Por que a persona é importante?

 

Simplesmente porque é ela que orienta a criação de conteúdo e de marketing digital, com suas estratégias. O objetivo é claro: criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca seja capaz de atender suas demandas.

 

Diferença entre persona e público-alvo

 

Existe um outro tipo de dados dentro do marketing usado para mostrar potenciais clientes de um negócio e ele se chama o público-alvo

 

Muito confundido com a persona, o público-alvo, porém, tem outra definição. E é isso que vamos te mostrar.

 

Primeiro que o público-alvo foi criado com o objetivo de levantar dados específicos e segmentados do mercado como idade, localização, gênero, renda, escolaridade, interesses etc, além de características psicológicas e comportamentais.

 

Então, a definição do público-alvo é um segmento de pessoas com características em comum que a marca escolhe para direcionar suas campanhas e anúncios. Porém, isso pode criar contextos mais superficiais sobre o cliente, já que a sociedade vai muito além de dados demográficos e características pontuais, concorda?

 

Para não restar dúvidas: o público-alvo é um tiro que a marca deseja apenas atingir, enquanto a persona considera que há uma pessoa do outro lado, com quem a marca quer interagir. Sendo assim, humanizando as vendas e possibilitando uma interação maior.

 

Como fazer uma persona?

 

Como você deve ter percebido, tanto uma persona quanto para saber o público-alvo, é preciso muito estudo e pesquisa!

 

Questões como quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são suas maiores necessidades, perpassam por esse processo de criação de uma persona.

 

Vale reforçar que a persona se embasa em dados, não em meros achismos de agência de marketing.

 

Agora, vamos para o lado mais prático? Então, veja abaixo um exemplo de uma persona.

 

Vamos supor que um alfaiate tem um negócio onde confecciona jalecos para profissionais de saúde. Após pesquisas e análise de dados a equipe de marketing criou a seguinte persona:

 

Juliana, médica, dermatologista, 32 anos, casada. Dona de uma clínica em um bairro nobre de uma grande cidade, onde também mora com a família.

 

Juliana atende clientes com alto poder aquisitivo, possui uma clínica bem decorada e acredita que a imagem de elegância deve ser transmitida em todos os detalhes.

 

Adora moda, sempre está bem vestida e gosta de atualizar o seu guarda-roupas.

 

Juliana sempre busca que toda a sua equipe vista jalecos bem desenhados e personalizados. Está em busca de empresas que ofereçam jalecos sob medidas e personalizados

 

Agora que você viu como é feito uma persona de um negócio, veja, no próximo tópico, a importância disso para o seu e-commerce!

 

A importância de uma persona para o seu e-commerce

 

A essência da persona é nortear as estratégias de marketing para vendas. Não adianta ir por achismos. Isso poderá não ser efetivo e você gastará dinheiro à toa. Vamos ver 3 importantes pilares para ter uma persona alinhada ao seu negócio:

 

1- Comunicação mais eficiente com o público: o primeiro benefício que podemos listar quando se define a persona para o  e-commerce é uma maior eficiência na comunicação. Todas as peças de arte, campanhas promocionais, marketing online e offline, terão mais sucesso quando levadas em consideração as características projetadas na persona.

 

2- Melhor retorno sobre o investimento: todos os investimentos feitos pelas marcas devem ser controlados para garantir bons retornos. Para isso, é fundamental segmentar os alvos. Ao criar uma campanha de anúncio, por exemplo, e não selecionar as características do público, você fará um direcionamento de forma aleatória. Com isso, muitas pessoas que não têm interesse ou condições de se tornar clientes da marca serão atingidas, representando desperdício.

 

3- Melhor experiência para os clientes: com todas as características conhecidas, você será capaz de criar uma melhor experiência aos seus clientes, desde os primeiros contatos até o pós-venda. Proporcionar essa vivência também é muito importante, porque está diretamente relacionada à retenção dos clientes, obtenção de vendas regulares a longo prazo e maior solidez para a empresa no mercado.

 

A Alta Performance pode te ajudar a criar uma persona!

 

Nossa equipe é altamente preparada e qualificada para aplicar as melhores estratégias de marketing para seu negócio e/ou e-commerce. Somos experts em pesquisar e estudar o seu negócio para aplicar a melhor persona.

 

Entre em contato conosco para saber mais!

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