fbpx
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Qual a melhor plataforma EAD para o seu projeto.

Você tem ou deseja criar um curso online ou portal de cursos, mas não sabe qual a melhor plataforma EAD para o seu projeto. Hoje traremos informações importantes para te ajudar a definir a melhor para o seu projeto.

A demanda por cursos online está em franca expansão. Segundo o último censo realizado pela Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED), entre 2018 e 2019, o índice de matrículas em curso à distância cresceu 46,7%, um número bastante significativo.

Cada vez mais pessoas recorrem a esse incrível recurso para aprender com mais agilidade e praticidade.  O ensino à distância oferece toda uma praticidade e comodidade que não é encontrada no módulo presencial. Nunca foi tão prático e fácil obter habilidades e qualificações.

E se você pensa que que esse mercado é restrito aos mais jovens está muito enganado! Mais e mais alunos de faixa etárias maiores que trabalham em período integral e ainda têm que arcar com as responsabilidades familiares veem nos cursos online a única opção de educação continuada.

Isso significa que os cursos de treinamento precisam se tornar mais flexíveis para não interferirem nas responsabilidades existentes de seus alunos e garantir que o sucesso ainda seja possível.

Com esse mercado cada vez maior, muitas pessoas embarcaram na missão de produzir seus cursos online e vender ou distribuir conhecimento de graça pelos territórios da internet.

Qual a melhor plataforma para hospedar o meu projeto?

Já falamos aqui sobre a produção dos cursos online e como o profissionalismo pode abrir portas e mais portas para quem oferece esses cursos. Quando se trata dessa produção de cursos online, a pergunta que sempre vem à cabeça é: qual a melhor plataforma para hospedar o meu projeto?

É sobre isso que a Alta Performance vai falar hoje. Vamos te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de hospedar o seu curso em uma plataforma e ter o que todos nós queremos: sucesso!

Muitas instituições educacionais investiram em plataformas de aprendizagem, como um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) ou sistema de gerenciamento de conteúdo de aprendizagem (LCMS), a fim de oferecer cursos online de alta qualidade.

Mas como oferecer aulas virtuais? Simples! Invista nas ferramentas digitais certas!

Para criar um curso online bem-sucedido, sua organização precisará investir em algumas peças-chave da tecnologia. Pacotes de software como sistemas de LMS e sistemas de LCMS oferecerão à sua organização uma plataforma de vital importância, a partir da qual você poderá ministrar suas aulas online.

Você deseja garantir que a plataforma LMS ou LCMS na qual você escolheu investir venha com uma sala de aula virtual. As salas de aula virtuais oferecem a você e seus alunos um espaço de aprendizado digital para oferecer aulas ao vivo, que podem ser transmitidas diretamente para qualquer dispositivo em que estejam trabalhando, seja um laptop, tablet ou smartphone.

Entenda todos os recursos de sua plataforma de aprendizado

Para garantir que seus alunos aproveitem ao máximo a experiência da aula on-line, é importante garantir que seus tutores entendam todas as facilidades que sua plataforma LMS ou LCMS tem a oferecer.

Aqui na Alta Performance por exemplo, nossa plataforma conta com recursos para fazer dos cursos uma ferramenta eficaz de aprendizado. Nossas salas de aula virtuais possibilitam o compartilhamento de documentos, vídeos e exercícios com rapidez, facilidade e eficiência.

Garantimos a oportunidade ideal para os tutores trazerem recursos adicionais de aprendizado, pois podem ser usados ​​para compartilhar qualquer aplicativo. Sabemos que esses recursos são uma parte importante da experiência de aprendizado.

Embora, não haja limitações reais ao tamanho de cada classe virtual, é aconselhável considerar cuidadosamente quantos alunos convidar para cada sessão. As salas de aula virtuais podem acomodar desde aulas particulares até ensino em estilo de palestra.

Se sua empresa ou seu provedor de treinamento pretende expandir para a entrega de aulas online de alta qualidade, você precisa conhecer a Alta Performance. Nossos especialistas poderão indicar o pacote certo de recursos para atender às suas necessidades!

Para começar: o que é mesmo uma plataforma EAD?

Se você já teve alguma experiência com cursos online ou cursou alguma matéria à distância na faculdade, já conhece o básico sobre a plataforma.

Se trata, justamente, daquele ambiente virtual adaptado para que conteúdos – seja em vídeo ou não – sejam postados e fiquem disponíveis para os alunos acessarem, provas e simulados sejam passados e atividades acadêmica sejam entregues sem a necessidade de gastar a tinta da impressora.

Falando com termos mais técnicos da coisa, essas plataformas são chamadas de SGA (Sistema de Gestão Acadêmica), AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Se você preferir em inglês, pode chamar de LMS (Learning Management System) e LXP (Learning Experience Platform).

Independente da língua, essas siglas são usadas para falar da mesma coisa: plataformas pensadas para proporcionar um ambiente de aprendizado completo para estudantes que escolhem a modalidade de ensino à distância. Ou até mesmo, para aqueles cursos presenciais que escolhem o EAD como uma ferramenta de apoio.

Uma plataforma EAD é a tecnologia responsável por gerenciar toda parte de ensino, aprendizado e comunicação entre professores e alunos, mas ela não faz tudo isso sozinha. Algumas ferramentas vêm se tornando cada vez mais essenciais para facilitar o aprendizado e a interação entre professor, aluno e conteúdo.

É o caso, por exemplo, das bibliotecas virtuais. Ali, o aluno tem acesso a livros, apostilas, textos e etc., que podem ser baixados. É uma ótima ferramenta para quem produz seus próprios materiais, como e-books.

Os fóruns são espaços onde o professor podem interagir com os alunos, tirando dúvidas, explicando melhor alguma coisa que foi passada durante uma das aulas. Até mesmo os próprios alunos podem trocar experiências dentro desses fóruns.

E se te contássemos que até mesmo os jogos são ferramentas que auxiliam no aprendizado EAD?

Isso mesmo. Faz tempo que os jogos deixaram de ser o passatempo favorito dos “geeks” para se tornar uma ferramenta de aprendizado.  A gamification (gamificação, no português) da educação à distância pode tornar o aprendizado mais atrativo e ajudar tanto os professores quanto os alunos a desenvolver melhor a criatividade, autonomia e colaboração ao mesmo tempo.

Até mesmo uma versão especial do Minecraft, um jogo conhecido pelos gráficos quadrados, foi lançada foi desenvolvida para sala de aula. O MinecraftEdu conta com recursos que tornam o jogo mais acessível e eficaz em sala de aula, como personagens não-jogadores, lousas, pasta de câmera e outros.

Algumas outras ferramentas são os gráficos para acompanhar a evolução dos alunos e a certificação online. Onde, anos atrás, pensaríamos que seria possível obter um certificado de curso sentados no sofá da nossa sala?

E aí, como escolher a melhor plataforma?

Nós viemos sempre batendo na tecla de que para fazer uma escolha é preciso levar fatores em conta e com a escolha de uma plataforma EAD para hospedar seu projeto não é diferente.

É preciso pensar em alguns pontos antes de sair escolhendo a primeira plataforma que encontrar e aqui vão alguns:

  1. Usabilidade:

Sabemos que hoje em dia, a internet não está restrita a desktops e notebooks. As pessoas acessam a internet de smartphones e tablets e usam esses mesmos dispositivos para estudar em qualquer lugar, sem restrições.

A plataforma EAD que vai hospedar seu curso deve seguir o mesmo princípio da mobilidade e proporcionar uma boa usabilidade e experiência ao aluno independente do dispositivo que estiver usando.

  1. Integração com diferentes tecnologias:

Uma plataforma EAD não é capaz de se sustentar sozinha. Ela precisa estar integrada com outras tecnologias de apoio.

Por exemplo, uma plataforma para hospedar os vídeos das aulas, um sistema de pagamento para os cursos e outras.

Então, não se esqueça de verificar se a plataforma atende a todas essas necessidades de integração antes de escolher.

  1. Personalização e Estabilidade:

Para que você consiga ter sucesso nesse mundo EAD, é preciso que seu curso entregue uma experiência personalizada para os alunos. Por isso, sua plataforma EAD também precisa ser personalizável, que permita que edições simples sejam feitas de acordo com suas necessidades

Agora falando em estabilidade, ninguém gosta de acessar um site ou similares que travam ou saem do ar o tempo inteiro, não é mesmo?

Já falamos sobre isso quando tratamos da criação de sites exclusivos e não é diferente para uma plataforma EAD. Uma plataforma que sai do ar ou trava o tempo inteiro não vai trazer benefícios para você e muito menos para quem está fazendo o seu curso. Por isso, é importante que a plataforma EAD escolhida se preocupe com estabilidade, para que o curso esteja sempre disponível independentemente da hora, do dispositivo ou da quantidade de acessos.

Agora que você sabe de todos os pontos para levar em conta na hora de escolher a plataforma EAD para seu curso, que tal dar uma olhadinha no nosso trabalho? A Alta Performance é especialista em cursos de sucesso!

 

 

 

Deixe um comentário

Leia também

Posts relacionados

entre em contato
com a gente.

City Offices – Sala 223
SIG Lotes 420, 430 e 440, EPIG, Brasília – DF
Tel: (61) 9912-3045
[email protected]

©2020 Alta Performance. Todos os direitos reservados.

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA DO ALUNO

ACESSO À PLATAFORMA EAD - ÁREA ADMINISTRATIVA

Open chat